Tecnologia
Conheça a nossa tecnologia NID
De forma a dar a conhecer e a aprofundar o conhecimento de quem nos visita, a SISNID disponibiliza algumas definições da tecnologia NID. Portanto, consulte a área abaixo para entender ou perceber melhor o significado de alguma expressão ou termo técnico utilizado na área da gestão e controlo de assiduidade, acessos, segurança e identificação.
Para mais informações sobre a nossa tecnologia, entre em contacto connosco.
Biometria ou reconhecimento Digitial
A Biometria Digital é uma tecnologia que permite o reconhecimento de pessoas com a medição e análise das características do corpo humano (reconhecimento facial, medição de temperatura, reconhecimento da palma da mão e íris, reconhecimento das veias).
O método de reconhecimento biométrico pela impressão digital é o mais antigo e de menor custo para implementação. É extremamente confiável, dada a baixíssima mutabilidade dos dados ao longo do tempo. Migrou suavemente dos meios analógicos para o digital.
Biometria ou reconhecimento Facial
Já a Biometria Facial, dentro da mesma esfera, é uma tecnologia que funciona através do mapeamento do rosto, na qual essas medições serão codificadas digitalmente e utilizadas na comparação e verificação de identidade.
O reconhecimento facial, presente até em telemóveis, ao consistir no mapeamento, seja em 3D ou em 2D (como a maioria dos smartphones), faz com que se crie uma imagem da pessoa que será utilizada para desbloqueio de funções e identificação.
Biometria ou reconhecimento da Palma da Mão e da Íris
O Reconhecimento da Palma da Mão é uma técnica que identifica o indivíduo, com base nas dimensões e características da sua mão.
Por outro lado, o Reconhecimento da Íris faz tilização de um sensor, que examina a estrutura dessa parte do olho, de forma a transformar esses dados num código único de identificação.
Medição de temperatura
A medição de temperatura pode ser realizada apartir de um terminal de controlo de acesso, com medição rápida e precisa da temperatura corporal, a uma determinada distância.
Além do mais, a temperatura pode ser medida através de dispositivos como câmaras de vídeo vigilância, relógios de ponto ou outro tipo de aparelhos cujo o propósito se mantenha.
Reconhecimento de matrículas
O reconhecimento de matrículas é um método de reconhecimento ótico de caracteres, de modo a captar imagens e reconhecer as matriculas de qualquer veículo em poucos segundos. Pode recorrer a uma base de dados de matrículas, onde o sistema permite identificar e validar presenças, automaticamente ou manualmente, autorizando a entrada e saída de viaturas.
Esta solução de segurança garante a segurança dos seus parques de estacionamento. Além de monitorizar áreas de difícil visibilidade, este sistema detecta matrículas e reconhece-as para que em caso de necessidade acione um alarme.
Antenas de Proximidade RFID
As Antenas de Proximidade RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência) funcionam como um sistema que faz a leitura do sinal e transfere a informação recolhida para um dispositivo leitor que, por sua vez, converte as ondas de rádio do RFID em informações digitais.
Um sistema de RFID é composto basicamnete por uma antena, um transceptor, um leitor e também a etiqueta. A função da antena é de transmitir os dados. Já a função do transceptor é de fazer a leitura do sinal e transferir essa informação para o leitor, que implementará a comunicação. Com isso torna-se possível o uso dos dados para as mais diversas finalidades, entre elas a implementação de um banco de dados. Estas podem ser:
MIFARE: Destinado à identificação e controle de acesso, na qual o sistema forma um campo magnético, para enviar e receber sinal de um leitor de proximidade.
UHF: Dispositivo com leitor de identificação de veículos e controlo de acesso.
HID: Sistema de leitura do cartão de acesso, quando este é aproximado, recebe os dados emitidos pelo chip localizado no interior do cartão. Após a identificação e autenticação o acesso é concedido.
Contagem de pessoas
Para a contagem de pessoas, existe uma ferramenta de contagem do número de pessoas que circulam num determinado espaço, que facilita o conhecimento dos seus padrões do tráfego. Este pode ser útil tendo em conta o contexto pandémico que se vive nos dias de hojes. Bem como para mero controlo de espaço.